Home A Freguesia Turismo e Lazer

Calendário

<<  Setembro 2017  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S 
       1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Meteorologia

Turismo e Lazer

Os locais de maior interesse são a Barca do Lago, o Aldeamento Turístico “Quinta da Barca” que possui dois restaurantes e um campo de golfe com nove buracos, as construções religiosas (Igreja Paroquial, Capela de Nossa Senhora do Lago e Capela de Nossa Senhora da Conceição) e as maravilhosas casas em granito do Minho. Existe, também, o monte de Arnelas de onde se pode desfrutar de uma paisagem encantadora e onde existem ruínas ou o início da construção de uma capela.

As tradições em gemeses resumem-se às devotas romarias a São Sebastião, a Nossa Senhora do Rosário, a Santo António, ao orago Arcanjo São Miguel e à grande festa da Nossa Senhora do Lago no primeiro Domingo do mês de Agosto.


BARCA DO LAGO


Quem não gostaria de se recriar, por pouco que fosse na Barca do Lago?

Local aprazível, calmo, refrescante e encantador.

Quem não sabe que por ali permaneceram as tropas do Marechal Soult, aquando da Invasão Francesa a 13 e 14 de Abril de 1809?

Este local é, sem dúvida, um pequeno mundo de recordações do passado.

Local de passagem de Reis, Cavaleiros e peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

Local de inspiração para poetas, escritores, pintores e outros mestres obreiros. Também lá, numa casa voltada para o rio, nasceu a 29 de Maio de 1818, José Pereira da Costa, o primeiro exportador de Vinhos do Porto, para o Brasil.

Lugar amado por alguns, procurado e admirado por tantos. Necessariamente merece e deve merecer particulares atenções destes e de outros, entre os quais a autarquia.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO



Está acoplada a uma casa que é a casa d’ Agrela. É, arquitectonicamente, uma construção que data dos finais do Século XVIII, mais concretamente, construída em 1790, pelo Abade Nogueira Velho.

É uma capela rusticada, tal como a casa a que pertence, tendo ao centro uma porta ladeada por duas pequenas janelas e, sobre ela, um pequeno óculo semicircular. A fachada remata em arco contra curvado e lateralmente, sobre os ângulos da construção há coruchéus ou pináculos. Ao centro, a coroar o conjunto, uma cruz assente num plinto decorado com aletas.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO LAGO


É um pequeno templo, de planta rectangular, situado junto da antiga passagem do Cávado, com fachada voltada a oeste.

Embora o actual templo, devido á grande reforma que teve, data de 1930, o culto de Nossa Senhora é bastante mais antigo, remontando seguramente, ao séc. XIII. A actual construção, possui uma fachada simples, com um óculo oval sobre a porta de entrada. Sobre ele há um painel em azulejo, azul e branco, representativo de Nossa Senhora do Lago. Do lado norte tem uma sacristia que tem, a meio corpo uma pequena pedra que serviria de bica com água para as abluções. No ângulo que a sacristia faz com o corpo da capela, voltada á estrada, há uma lápide com a seguinte epígrafe:

Lápide

“SOLI DEO HO

NOR ET GLORIA

ITIM. VR.NO MDCC

XXXII. NTONO A COSTA”


Dois florões laterais e uma cruz de pedra assente num plinto facetado decoram o conjunto. No beiral sul, há uma pequena sineira com arco de volta inteira e que remata em cruz.

No interior há a destacar a imagem de Nossa Senhora de técnica popular que pode ser datada dos finais do séc. XVI e uma pia de recorte românico que terá vindo da igreja paroquial.